Área de identidad
Código de referencia
BR RSFURG CONSUN – AG 000 – OF 010 - CCGTJC 011 - 181
Título
Ata Reunião CONSUN Nº 181
Fecha(s)
- 28.09.1990 (Creación)
Nivel de descripción
Unidad documental simple
Volumen y soporte
Gênero: textual. Suporte: papel. Formato: folha avulsa. Tamanho: ofício. Dimensão: 32 folhas.
Área de contexto
Nombre del productor
Universidade Federal do Rio Grande
(1969)
Historia administrativa
Na segunda metade do século XX, a cidade do Rio Grande não tinha escolas de nível superior, o que levava os jovens a buscar outros lugares para se qualificar e não mais retornavam à cidade natal. Além disso, Rio Grande possuía um elevado número de profissionais na área de engenharia oriundos do parque industrial, liderado pela Refinaria de Petróleo Ipiranga. Diante desta realidade, em 8 de julho de 1953 foi instituída a Fundação Cidade do Rio Grande, visando dinamizar o projeto de criação da primeira instituição de ensino superior da cidade, a Escola de Engenharia Industrial do Rio Grande.
No início as atividades da Escola de Engenharia eram realizadas na Biblioteca Rio-Grandense e as aulas práticas eram feitas diretamente nas indústrias, servindo de laboratório para as atividades experimentais onde os professores, que ministravam as aulas gratuitamente, geralmente atuavam como profissionais dessas instituições. Até o ano de 1961, a Escola teve seu funcionamento autorizado, reconhecido e federalizado. A Fundação Cidade do Rio Grande adquiriu o terreno e realizou a construção do prédio próprio para esta escola, no local onde atualmente está instalado o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Câmpus Rio Grande.
A Escola de Engenharia foi à pioneira na cidade de Rio Grande, mas com as demandas cada vez mais emergentes e novas necessidades da cidade e região impulsionaram o surgimento de outras unidades de ensino superior, a exemplo da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, Faculdade de Direito Clóvis Bevilácqua, Faculdade Católica de Filosofia do Rio Grande e da Faculdade de Medicina (ALVES, 2004).
Em 1968, através da Lei n° 5.540, de 28 de novembro, que tratava da Reforma Universitária, fixava as normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, exigindo que os estabelecimentos isolados e menores de ensino superior deveriam incorporar-se a instituições maiores, as universidades, regidas por uma administração superior e com regimento unificado que lhes permita adotar critérios comuns de organização e funcionamento. Nesse contexto que a Fundação Universidade do Rio Grande – FURG foi criada pelo Decreto n° 774, de 20 de agosto de 1969, pelo então Presidente da República Arthur da Costa e Silva, entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, mantenedora da Universidade do Rio Grande – URG, era uma entidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Em 21 de outubro, de 1969 foi criado, através do Decreto nº 65.462, o Estatuto da Fundação Universidade do Rio Grande, como entidade mantenedora da FURG, sendo nomeado para Reitor o Prof. Adolpho Gundlach Pradel.
Na década de 1970 as oportunidades de formação foram ampliadas com a criação dos cursos de Oceanologia, Medicina e Engenharia Civil. Neste período, a estrutura organizacional da Universidade foi modificada, passando a existir cinco centros: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Centro de Letras e Artes, Centro de Ciências do Mar e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
Ao longo das décadas a FURG foi marcada por diversas mudanças estruturais com o objetivo de melhorar, continuamente, a sua gestão e seus resultados sob o ponto de vista do seu crescimento institucional e qualificação na formação dos seus acadêmicos. Em 2008 a Universidade passou por uma nova reestruturação, conforme, Portaria n° 1469 de 13 de agosto de 2008, sendo criadas 13 Unidades Acadêmicas, a saber: Escola de Química e Alimentos; Instituto de Letras e Artes; Instituto de Oceanografia; Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; Instituto de Educação; Instituto de Ciências Biológicas; Instituto de Ciências Humanas e da Informação; Instituto de Matemática, Estatística e Física; Escola de Engenharia; Faculdade de Medicina; Centro de Ciências Computacionais; Escola de Enfermagem; e a Faculdade de Direito. A organização da Reitoria também foi modificada a partir da promulgação da Resolução n° 35 do Conselho Universitário, e passou a ser constituída pelas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD); Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP); Extensão e Cultura (PROEXC); Assuntos Estudantis (PRAE); Infraestrutura (PROINFRA); Planejamento e Administração (PROPLAD); e, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGEP).
No início as atividades da Escola de Engenharia eram realizadas na Biblioteca Rio-Grandense e as aulas práticas eram feitas diretamente nas indústrias, servindo de laboratório para as atividades experimentais onde os professores, que ministravam as aulas gratuitamente, geralmente atuavam como profissionais dessas instituições. Até o ano de 1961, a Escola teve seu funcionamento autorizado, reconhecido e federalizado. A Fundação Cidade do Rio Grande adquiriu o terreno e realizou a construção do prédio próprio para esta escola, no local onde atualmente está instalado o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Câmpus Rio Grande.
A Escola de Engenharia foi à pioneira na cidade de Rio Grande, mas com as demandas cada vez mais emergentes e novas necessidades da cidade e região impulsionaram o surgimento de outras unidades de ensino superior, a exemplo da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, Faculdade de Direito Clóvis Bevilácqua, Faculdade Católica de Filosofia do Rio Grande e da Faculdade de Medicina (ALVES, 2004).
Em 1968, através da Lei n° 5.540, de 28 de novembro, que tratava da Reforma Universitária, fixava as normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, exigindo que os estabelecimentos isolados e menores de ensino superior deveriam incorporar-se a instituições maiores, as universidades, regidas por uma administração superior e com regimento unificado que lhes permita adotar critérios comuns de organização e funcionamento. Nesse contexto que a Fundação Universidade do Rio Grande – FURG foi criada pelo Decreto n° 774, de 20 de agosto de 1969, pelo então Presidente da República Arthur da Costa e Silva, entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, mantenedora da Universidade do Rio Grande – URG, era uma entidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Em 21 de outubro, de 1969 foi criado, através do Decreto nº 65.462, o Estatuto da Fundação Universidade do Rio Grande, como entidade mantenedora da FURG, sendo nomeado para Reitor o Prof. Adolpho Gundlach Pradel.
Na década de 1970 as oportunidades de formação foram ampliadas com a criação dos cursos de Oceanologia, Medicina e Engenharia Civil. Neste período, a estrutura organizacional da Universidade foi modificada, passando a existir cinco centros: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Centro de Letras e Artes, Centro de Ciências do Mar e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
Ao longo das décadas a FURG foi marcada por diversas mudanças estruturais com o objetivo de melhorar, continuamente, a sua gestão e seus resultados sob o ponto de vista do seu crescimento institucional e qualificação na formação dos seus acadêmicos. Em 2008 a Universidade passou por uma nova reestruturação, conforme, Portaria n° 1469 de 13 de agosto de 2008, sendo criadas 13 Unidades Acadêmicas, a saber: Escola de Química e Alimentos; Instituto de Letras e Artes; Instituto de Oceanografia; Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; Instituto de Educação; Instituto de Ciências Biológicas; Instituto de Ciências Humanas e da Informação; Instituto de Matemática, Estatística e Física; Escola de Engenharia; Faculdade de Medicina; Centro de Ciências Computacionais; Escola de Enfermagem; e a Faculdade de Direito. A organização da Reitoria também foi modificada a partir da promulgação da Resolução n° 35 do Conselho Universitário, e passou a ser constituída pelas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD); Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP); Extensão e Cultura (PROEXC); Assuntos Estudantis (PRAE); Infraestrutura (PROINFRA); Planejamento e Administração (PROPLAD); e, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGEP).
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Constituído por Ata de Reunião do Conselho Universitário – CONSUN
Reunião Ordinária
Local: não especificado
- Sob a presidência do professor Orlando Macedo Fernandes, foi iniciada a reunião.
- Parecer nº 13/90 da 2ª Câmara do Conselho Universitário. Assunto: aprovação da proposta do calendário escolar 91/92. Após retificações a Câmara e o Conselho aprovaram o calendário.
- Parecer nº 14/90 da 2ª Câmara do Conselho Universitário. Assunto: a Associação dos Professores (APROFURG) solicitou a revisão de deliberação tomada em 31 de agosto de 1990, referente a cargos gratificados. A Câmara posicionou-se contra o julgamento do mérito, considerando não ter sido apresentado fato novo.
- Parecer nº 08/90 da 3ª Câmara do Conselho Universitário. Assunto: solicitação de recurso com relação à aprovação do Plano de Investimento em Equipamento e Material Permanente da Universidade. A Câmara, após estudo dos documentos considera que o Plano de Investimento, atende a toda a Universidade, mas acata algumas sugestões que aprimoram o Plano. As alterações foram apresentadas ao Pleno e aprovada pelo mesmo.
- Indicações:
- Paulo Marcos Durval da Silva propôs a homologação da indicação dos membros representantes do Conselho Universitário, junto ao Conselho de Curadores da Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (FAHERG). Os membros são os professores Geraldino Ferreira Costa, Maria Antonieta Lavoratti, como titulares; Volnei Costa Damasceno e Maria Gabriele Mendonza, como suplentes. Aprovada.
- Orlando Macedo Fernandes apresentou a proposta da Superintendência de Graduação quanto a homologação das datas para a realização dos exames finais de 1ª e 2ª época. Os conselheiros discutiram a proposta das datas dos exames da 2ª época, pois os mesmos coincidem com o vestibular. Foi proposto a aprovação das datas dos exames da 1ª época, e o da 2ª será discutido novamente. Aprovado.
- Marcos Paulo Duval da Silva relatou os acontecimentos que envolveram a discussão das Funções Gratificadas (FGs) entre as Universidades e o Ministério da Educação e Cultura (MEC). Havia sido acertado o envio do relatório com o Planejamento das FGs, mas por solicitação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) não foi feita essa remessa. Diante dessa realidade o MEC definiu que irá realizar uma entrevista com cada Universidade para discutir o enxugamento das FGs. A ANDIFES orientou que a conversa só acontecerá com a aprovação da Medida Provisória pelo Congresso. A Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES) e a Federação de Sindicatos dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Brasileiras (FASUBRA) estão levantando a inconstitucionalidade da Medida Provisória quanto a diminuição de salários, férias. Gilberto Griep falou que a greve está presente em quase todas as Universidades, além da paralização parcial dos técnicos-administrativos. Foi proposto que seja elaborado pelo Conselho um manifesto sobre a situação em que estão as Universidades Federais. Aprovado.
- Orlando Macedo Fernandes colocou a dificuldade de implementação do Regimento Interno do Colégio Técnico Industrial (CTI), pois além dos problemas emergenciais também envolve mandatos dos representantes nas Comissões de Cursos. O Conselho estabeleceu um prazo de 180 dias para a implantação do Colegiado e, até a definição do mesmo, fica valendo a situação de Comissão de Curso. Aprovado.
- Jorge Luiz Jesus da Cunha, Diretor do Centro de Processamento de Dados, falou sobre os acontecimentos ocorridos na reunião do dia 31/08/90 e leu o seu manifesto ao Conselho, que se encontra em anexo a ata. Mencionou a falta de conhecimento do Conselho sobre as atividades e a estrutura do Centro de Processamento de Dados (CPD), destacando o trabalho com a informação, suprindo demandas de conhecimento, divulgação, instalação de ferramentas, desenvolvimento de sistemas, organização do Arquivo Retrospectivo, a microfilmagem, a consultoria/instalação/manutenção de equipamentos de informática em computadores pessoais e de grande porte e suportes às atividades fins. Lembrou que muitos dos presentes provavelmente não sabem que é possível obter, de qualquer terminal, informações como orçamento, estoque, patrimônio, acervo bibliográfico, coleção de molusco do Museu, legislações, dentre outras funcionalidades.
- Após a leitura, a Ata foi aprovada pelos conselheiros.
Valorización, destrucción y programación
Guarda permanente.
Acumulaciones
Sistema de arreglo
A documentação está organizada em ordem cronológica e numérica de acordo com o ano e número da Ata de Reunião.
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Nenhum
Condiciones
Reprodução eletrostática, fotográfica e digital. As reproduções também poderão ser feitas diretamente acessando o site através do endereço http://www.conselho.furg.br/. Para salvar a imagem em seu computador, clique com o botão direito do mouse sobre ela e depois em "Salvar imagem como"; *Ao salvar a imagem, você se compromete em não utilizá-la indevidamente e, onde for divulgá-la citar os créditos ao custodiador do acervo por meio da seguinte frase: "Acervo do Arquivo Geral da Universidade Federal do Rio Grande- FURG”.
Idioma del material
- portugués de Brasil
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Documento em suporte papel, datilografado e escrito a mão. A ata é registrada em uma estrutura sequencial, de acordo com o número da reunião. Em anexo parecer e relatório.
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Coordenação do Arquivo Geral.
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Descripciones relacionadas
Área de notas
Notas
Documento em bom estado de conservação. Folha amarelada. O papel apresenta de oxidação, pelo uso de clipes. Uso de corretivo no documento.
Notas
Notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
- Ensino Superior » Calendário acadêmico
- Administração Geral » Pessoal
- Administração Geral » Patrimônio
- Administração Geral » Organização e funcionamento » Conselhos
- Administração Geral » Organização e funcionamento » Regimentos
- Ensino Superior » Ingresso » Vestibular
- Administração Geral » Organização e funcionamento » Estrutura Universitária
- Ensino Superior » Cursos de graduação » Hospital de ensino
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
- Universidade Federal do Rio Grande (Creador)
- Orlando Marcelo Fernandes (Materia)
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000. (Publicações técnicas, n. 49). Disponível em:
<http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/isad_g_2001.pdf >. Acesso em: 08 de dez. 2015.
<http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/isad_g_2001.pdf >. Acesso em: 08 de dez. 2015.
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
14.10.2016 (Criação)
Idioma(s)
- portugués de Brasil
Escritura(s)
Fuentes
Nota del archivista
Elisângela Gorete Fantinel – Definição do quadro de fundos e descrição - Arquivista ICHI - FURG
Orientador: Prof. Dr. Daniel Flores - UFSM
Orientador: Prof. Dr. Daniel Flores - UFSM
Nota del archivista
Nota del archivista
Metadatos del objeto digital
Nombre del archivo
ATA181_1990.pdf
Tipo de soporte
Texto
Mime-type
application/pdf
Tamaño del archivo
18.3 MiB
Cargado
31 de enero de 2017 13:36
