Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 27.02.1975 (Creation)
Level of description
Extent and medium
Context area
Name of creator
Administrative history
No início as atividades da Escola de Engenharia eram realizadas na Biblioteca Rio-Grandense e as aulas práticas eram feitas diretamente nas indústrias, servindo de laboratório para as atividades experimentais onde os professores, que ministravam as aulas gratuitamente, geralmente atuavam como profissionais dessas instituições. Até o ano de 1961, a Escola teve seu funcionamento autorizado, reconhecido e federalizado. A Fundação Cidade do Rio Grande adquiriu o terreno e realizou a construção do prédio próprio para esta escola, no local onde atualmente está instalado o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Câmpus Rio Grande.
A Escola de Engenharia foi à pioneira na cidade de Rio Grande, mas com as demandas cada vez mais emergentes e novas necessidades da cidade e região impulsionaram o surgimento de outras unidades de ensino superior, a exemplo da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, Faculdade de Direito Clóvis Bevilácqua, Faculdade Católica de Filosofia do Rio Grande e da Faculdade de Medicina (ALVES, 2004).
Em 1968, através da Lei n° 5.540, de 28 de novembro, que tratava da Reforma Universitária, fixava as normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, exigindo que os estabelecimentos isolados e menores de ensino superior deveriam incorporar-se a instituições maiores, as universidades, regidas por uma administração superior e com regimento unificado que lhes permita adotar critérios comuns de organização e funcionamento. Nesse contexto que a Fundação Universidade do Rio Grande – FURG foi criada pelo Decreto n° 774, de 20 de agosto de 1969, pelo então Presidente da República Arthur da Costa e Silva, entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, mantenedora da Universidade do Rio Grande – URG, era uma entidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Em 21 de outubro, de 1969 foi criado, através do Decreto nº 65.462, o Estatuto da Fundação Universidade do Rio Grande, como entidade mantenedora da FURG, sendo nomeado para Reitor o Prof. Adolpho Gundlach Pradel.
Na década de 1970 as oportunidades de formação foram ampliadas com a criação dos cursos de Oceanologia, Medicina e Engenharia Civil. Neste período, a estrutura organizacional da Universidade foi modificada, passando a existir cinco centros: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Centro de Letras e Artes, Centro de Ciências do Mar e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
Ao longo das décadas a FURG foi marcada por diversas mudanças estruturais com o objetivo de melhorar, continuamente, a sua gestão e seus resultados sob o ponto de vista do seu crescimento institucional e qualificação na formação dos seus acadêmicos. Em 2008 a Universidade passou por uma nova reestruturação, conforme, Portaria n° 1469 de 13 de agosto de 2008, sendo criadas 13 Unidades Acadêmicas, a saber: Escola de Química e Alimentos; Instituto de Letras e Artes; Instituto de Oceanografia; Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; Instituto de Educação; Instituto de Ciências Biológicas; Instituto de Ciências Humanas e da Informação; Instituto de Matemática, Estatística e Física; Escola de Engenharia; Faculdade de Medicina; Centro de Ciências Computacionais; Escola de Enfermagem; e a Faculdade de Direito. A organização da Reitoria também foi modificada a partir da promulgação da Resolução n° 35 do Conselho Universitário, e passou a ser constituída pelas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD); Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP); Extensão e Cultura (PROEXC); Assuntos Estudantis (PRAE); Infraestrutura (PROINFRA); Planejamento e Administração (PROPLAD); e, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGEP).
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Constituído por Ata de Reunião do Conselho Universitário – CONSUN
Reunião Ordinária
Conselho Universitário
Local: Reitoria da Universidade do Rio Grande
Ordem do dia:
• Tomada de Conta e Relatório de Atividades do ano de 1974;
• Curso de pós-graduação em Tecnologia Alimentar de Pescado;
• Aumento da anuidade;
• Casa do Estudante da Engenharia Industrial;
• Regimento do Campus Avançado de Cáceres;
• Regulamento do Serviço de Identificação da Universidade.
- Lida e aprovada a ata da sessão anterior.
- Ordem do dia:
a) Tomada de Contas e o Relatório das Atividades desenvolvidas no exercício de 1974. O Prof. Eurípedes Falcão Vieira destacou que o sucesso alcançado pela administração é resultado do trabalho dos Diretores de Centros e seus auxiliares.
Destacou as dificuldades para a captação de recursos e que a Universidade, desde 1972, fizera investimentos expressivos; informou que déficit do ano de 1974 era de apenas CR$ 134.000,00. O Prof. Álvaro Ribeiro, contador da Universidade, apresentou a Tomada de Contas do exercício de 1974, esclarecendo a aplicação dos recursos. O Relatório foi aprovado.
b) Prof. Eurípedes Falcão Vieira informou que o Curso de Pós-graduação em Tecnologia Alimentar do Pescado, será realizado em conjunto com a Universidade de Campinas.
c) Prof. Eurípedes Falcão Vieira falou que estava previsto um aumento de 32%, do valor das anuidades dos acadêmicos, mas, a atual administração, levando em consideração a situação financeira dos alunos, optou por um aumento de 20%.
d) Prof. Eurípedes Falcão Vieira informou que será locado um espaço no centro da cidade para a Casa do Estudante de Engenharia Industrial.
e) Regimento do Campus Avançado de Cáceres. O Prof. Luiz Arthur Corrêa Dornelles procedeu a leitura do Regimento. O Conselho propôs a criação de uma Comissão para revisar e dar parecer, ficando esta constituída pelos professores Paulo Sérgio Gonçalves, Miguel Riet Corrêa Júnior, Sellby Love Prehn, Luiz Arthur Corrêa Dornelles e a Eunice Gomes Nunes.
f) O Prof. Luiz Arthur Corrêa Dornelles procedeu a leitura do regulamento do Serviço de Identificação da Universidade com a aprovação do modelo de cédula de identidade, sendo o regulamento aprovado.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Brazilian Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Related descriptions
Notes area
Note
Note
Note
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
- Universidade Federal do Rio Grande (Creator)
- Eurípedes Falção Vieira (Subject)
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
<http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/isad_g_2001.pdf >. Acesso em: 08 de dez. 2015.
Status
Level of detail
Dates of creation revision deletion
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
Orientador: Prof. Dr. Daniel Flores