Arquivo digital - FURG

Arquivo digital da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Universidade Federal do Rio Grande

Área de identidad

Identificador

FURG

Forma autorizada del nombre

Universidade Federal do Rio Grande

Forma(s) paralela(s) de nombre

Otra(s) forma(s) de nombre

Tipo

Área de contacto

 

Cleuza Maria Dias Sobral

Tipo

Dirección

Dirección (calle)

Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Campus Carreiros: Av. Itália km 8 Bairro Carreiros

Localidad

Rio Grande

Región

Rio Grande do Sul

Nombre del país

Brasil

Código postal

Teléfono

(53)3233.6500

Fax

Correo electrónico

Notas

Área de descripción

Historia

Na segunda metade do século XX, a cidade do Rio Grande não tinha escolas de nível superior, o que levava os jovens a buscar outros lugares para se qualificar e não mais retornavam à cidade natal. Além disso, Rio Grande possuía um elevado número de profissionais na área de engenharia oriundos do parque industrial, liderado pela Refinaria de Petróleo Ipiranga. Diante desta realidade, em 8 de julho de 1953 foi instituída a Fundação Cidade do Rio Grande, visando dinamizar o projeto de criação da primeira instituição de ensino superior da cidade, a Escola de Engenharia Industrial do Rio Grande.
No início as atividades da Escola de Engenharia eram realizadas na Biblioteca Rio-Grandense e as aulas práticas eram feitas diretamente nas indústrias, servindo de laboratório para as atividades experimentais onde os professores, que ministravam as aulas gratuitamente, geralmente atuavam como profissionais dessas instituições. Até o ano de 1961, a Escola teve seu funcionamento autorizado, reconhecido e federalizado. A Fundação Cidade do Rio Grande adquiriu o terreno e realizou a construção do prédio próprio para esta escola, no local onde atualmente está instalado o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Câmpus Rio Grande, na rua Alfredo Huck, 475 - centro.
A Escola de Engenharia foi à pioneira na cidade de Rio Grande, mas com as demandas cada vez mais emergentes e novas necessidades da cidade e região impulsionaram o surgimento de outras unidades de ensino superior, a exemplo da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, Faculdade de Direito Clóvis Bevilácqua, Faculdade Católica de Filosofia do Rio Grande e da Faculdade de Medicina (ALVES, 2004).
Em 1968, através da Lei nº 5.540, de 28 de novembro, que tratava da Reforma Universitária, fixava as normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, exigindo que os estabelecimentos isolados e menores de ensino superior deveriam incorporar-se a instituições maiores, as universidades, regidas por uma administração superior e com regimento unificado que lhes permita adotar critérios comuns de organização e funcionamento. Nesse contexto que a Fundação Universidade do Rio Grande – FURG foi criada pelo Decreto nº 774, de 20 de agosto de 1969, pelo então Presidente da República Arthur da Costa e Silva, entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, mantenedora da Universidade do Rio Grande – URG, era uma entidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Em 21 de outubro, de 1969 foi criado, através do Decreto nº 65.462, o Estatuto da Fundação Universidade do Rio Grande, como entidade mantenedora da FURG, sendo nomeado para Reitor o Prof. Adolpho Gundlach Pradel.
Desde a criação da Universidade do Rio Grande, em 21 de outubro de 1969, até fins de 1972, a instituição esteve estruturada no modelo tradicional, constituída pelas Faculdades que lhe deram origem.
No ano de 1973, em conformidade com a Lei nº 5.540 da Reforma Universitária, de 28 de novembro de 1968, foi homologado Parecer nº 135/72 do Conselho Federal de Educação, onde promoveu alterações na estrutura das instituições de ensino superior. Neste período, a estrutura organizacional da Universidade foi modificada, passando a existir cinco centros: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Centro de Letras e Artes, Centro de Ciências do Mar e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, onde os respectivos cursos de graduação ficavam distribuídos.
No ano de 1978, de acordo com a Portaria nº 325/MEC, de 24 de abril, é aprovado o Estatuto da URG, onde os Centros são suprimidos, dando lugar aos Departamentos e as Comissões de Curso (ComCur), ligados diretamente à Sub-Reitoria de Ensino e Pesquisa (SREP), Administrativa (SRA) e de Planejamento e Desenvolvimento (SURPLADE), permanecendo esta estrutura até 1997.
Ainda no ano de 1987, a instituição passa à condição de Fundação Pública, com seu funcionamento custeado por recursos da União Federal.
Em 1997, através da Resolução nº 016/97 do CONSUN, é reestruturada a administração superior, com a criação de cinco Pró-Reitorias: de Graduação (PROGRAD), Assuntos Comunitários e Estudantis (PROACE), Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), de Administração (PROAD) e de Planejamento e Desenvolvimento De Graduação (PROGRAD), Assuntos Comunitários e Estudantis (PROACE), Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), de Administração (PROAD) e de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN).
Em 1999, através da Portaria nº 783/MEC é aprovado o novo Estatuto da FURG, e passa a denominar-se Fundação Universidade Federal do Rio Grande.
Ao longo das décadas a FURG foi marcada por diversas mudanças estruturais com o objetivo de melhorar, continuamente, a sua gestão e seus resultados sob o ponto de vista do seu crescimento institucional e qualificação na formação dos seus acadêmicos.
Em 2008, a partir do novo estatuto da Universidade foi aprovado pelo MEC, através da Portaria nº 301, de 16 abril, a troca no nome de Fundação Universidade do Rio Grande para Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Ainda no ano de 2008 a Universidade passou por uma nova reestruturação, conforme Portaria nº 1469 de 13 de agosto de 2008, sendo criadas 13 Unidades Acadêmicas, a saber: Escola de Química e Alimentos; Instituto de Letras e Artes; Instituto de Oceanografia; Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; Instituto de Educação; Instituto de Ciências Biológicas; Instituto de Ciências Humanas e da Informação; Instituto de Matemática, Estatística e Física; Escola de Engenharia; Faculdade de Medicina; Centro de Ciências Computacionais; Escola de Enfermagem; e a Faculdade de Direito. A organização da Reitoria também foi modificada a partir da promulgação da Resolução nº 35 do Conselho Universitário, e passou a ser constituída pelas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD); Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP); Extensão e Cultura (PROEXC); Assuntos Estudantis (PRAE); Infraestrutura (PROINFRA); Planejamento e Administração (PROPLAD); e, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGEP).
No ano de 2016 a FURG conta com quatro campi, sendo um na cidade do Rio Grande, e os demais em Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul. A Instituição possui sessenta cursos de graduação, onze programas de Residência Médica, dois de Residência Multiprofissional, vinte e quatro cursos de Especialização, vinte e nove cursos de Mestrado e doze cursos de Doutorado. O ensino de graduação e pós-graduação a distância é desenvolvido em vinte polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Contexto geográfico y cultural

Mandatos/Fuentes de autoridad

Estructura administrativa

Administración de registros y políticas de recolección

Edificios

Fondos

Documentos recebidos, produzidos e agregados pela instituição, no período de 1953 até 2015. Constitui-se de fundos fechados e fundos abertos. Os fundos fechados são oriundos das unidades que originaram à FURG, Escola de Engenharia Industrial, Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, Faculdade de Direito Clóvis Bevilácqua, Faculdade Católica de Filosofia do Rio Grande, a Faculdade de Medicina do Rio Grande e de setores extintos. O fundo aberto trata especificamente da FURG e dos setores que a compõem referente às atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão.

Instrumentos de descripción, guías y publicaciones

Guia em elaboração.

Área de acceso

Horario de apertura

Condiciones de acceso y requisitos

Accesibilidad

Área de servicios

Servicios para la investigación

Servicios de reproducción

Áreas públicas

Área de control

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000. (Publicações técnicas, n. 49). Disponível em:
<http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/isad_g_2001.pdf >. Acesso em: 08 de dez. 2015.

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación, revisión o eliminación

08.12.2015 (Criação)

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

ALVES, F. das N. (Org.). Fundação Universidade Federal do Rio Grande: 35 anos a serviço da comunidade. 7ª. Rio Grande: Furg, 2004.
SCHWARZBOLD, K. C.; VIERO, T. V. Medidas de conservação preventiva no acervo documental da FURG como forma de preservação da memória institucional. In: Anais do XI Encontro Estadual de História, 23 a 27 jul. 2012, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Disponível em: <http://www.eeh2012.anpuh-rs.org.br/resources/anais/18/1344899033_ARQUIVO_TatianeViero_ANPUH_2012.pdf>. Acesso em 15 de out. 2015.
SANTOS, A. G. dos. Descrevendo o Patrimônio Documental da FURG: Faculdade de Direito Clóvis Beviláqua (1959 – 1972). Dissertação [Mestrado em Patrimônio] – Universidade Federal de Santa Maria, 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG. Catálogo Geral 2013.
Disponível em: <http://www4.furg.br/paginaFURG/arquivos/menu/000000362.pdf>. Acesso em: 05 set. 2015.
VIEIRO, T. V.; SCHWARZBOLD, K. C.; SANTOS, A. G. Patrimônio documental da FURG: consolidação da memória institucional. Rev. Ciênc. Ext. v.10, n.1, p. 83-97, 2014.

Notas de mantención

Elisângela Gorete Fantinel – Definição do quadro de fundos e descrição - Arquivista ICHI
Andrea Gonçalves dos Santos – Coordenadora do Arquivo Geral – Arquivista
Orientador: Prof. Dr. Daniel Flores

Puntos de acceso

Puntos de acceso

Contacto principal

Universidade Federal do Rio Grande - FURG Campus Carreiros: Av. Itália km 8 Bairro Carreiros

BR