Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 28.11.1973 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
No início as atividades da Escola de Engenharia eram realizadas na Biblioteca Rio-Grandense e as aulas práticas eram feitas diretamente nas indústrias, servindo de laboratório para as atividades experimentais onde os professores, que ministravam as aulas gratuitamente, geralmente atuavam como profissionais dessas instituições. Até o ano de 1961, a Escola teve seu funcionamento autorizado, reconhecido e federalizado. A Fundação Cidade do Rio Grande adquiriu o terreno e realizou a construção do prédio próprio para esta escola, no local onde atualmente está instalado o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Câmpus Rio Grande.
A Escola de Engenharia foi à pioneira na cidade de Rio Grande, mas com as demandas cada vez mais emergentes e novas necessidades da cidade e região impulsionaram o surgimento de outras unidades de ensino superior, a exemplo da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, Faculdade de Direito Clóvis Bevilácqua, Faculdade Católica de Filosofia do Rio Grande e da Faculdade de Medicina (ALVES, 2004).
Em 1968, através da Lei n° 5.540, de 28 de novembro, que tratava da Reforma Universitária, fixava as normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, exigindo que os estabelecimentos isolados e menores de ensino superior deveriam incorporar-se a instituições maiores, as universidades, regidas por uma administração superior e com regimento unificado que lhes permita adotar critérios comuns de organização e funcionamento. Nesse contexto que a Fundação Universidade do Rio Grande – FURG foi criada pelo Decreto n° 774, de 20 de agosto de 1969, pelo então Presidente da República Arthur da Costa e Silva, entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, mantenedora da Universidade do Rio Grande – URG, era uma entidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Em 21 de outubro, de 1969 foi criado, através do Decreto nº 65.462, o Estatuto da Fundação Universidade do Rio Grande, como entidade mantenedora da FURG, sendo nomeado para Reitor o Prof. Adolpho Gundlach Pradel.
Na década de 1970 as oportunidades de formação foram ampliadas com a criação dos cursos de Oceanologia, Medicina e Engenharia Civil. Neste período, a estrutura organizacional da Universidade foi modificada, passando a existir cinco centros: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Centro de Letras e Artes, Centro de Ciências do Mar e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
Ao longo das décadas a FURG foi marcada por diversas mudanças estruturais com o objetivo de melhorar, continuamente, a sua gestão e seus resultados sob o ponto de vista do seu crescimento institucional e qualificação na formação dos seus acadêmicos. Em 2008 a Universidade passou por uma nova reestruturação, conforme, Portaria n° 1469 de 13 de agosto de 2008, sendo criadas 13 Unidades Acadêmicas, a saber: Escola de Química e Alimentos; Instituto de Letras e Artes; Instituto de Oceanografia; Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; Instituto de Educação; Instituto de Ciências Biológicas; Instituto de Ciências Humanas e da Informação; Instituto de Matemática, Estatística e Física; Escola de Engenharia; Faculdade de Medicina; Centro de Ciências Computacionais; Escola de Enfermagem; e a Faculdade de Direito. A organização da Reitoria também foi modificada a partir da promulgação da Resolução n° 35 do Conselho Universitário, e passou a ser constituída pelas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD); Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP); Extensão e Cultura (PROEXC); Assuntos Estudantis (PRAE); Infraestrutura (PROINFRA); Planejamento e Administração (PROPLAD); e, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGEP).
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Constituído por Ata de Reunião do Conselho Universitário – CONSUN
Reunião Ordinária
Conselho Universitário
Local: Reitoria da Universidade do Rio Grande
Ordem do dia:
• Aprovar o Orçamento exercício 1974;
• Aprovar Regimento Interno do Centro de Processamento;
• Aprovar Regimento Interno do Centro de Pesquisas e Orientação Industrial;
• Aprovar Regimento Interno do Gabinete de Assessoria e Planejamento;
• Aprovar Regimento Interno da Prefeitura do Campus;
• Aprovar Regimento do Colégio Técnico Industrial.
- Reitor, Prof. Eurípedes Falcão Vieira, expressou a sua satisfação da presença dos conselheiros na primeira reunião após a implantação da reforma Universitária; que a transformação na Universidade no ano de 1973, colocava a FURG na linha de frente das universidades brasileiras.
- Ordem do dia:
a) Aprovação do Orçamento Geral da FURG exercício do ano de 1974. O Prof. Eurípedes Falcão Vieira destacou que o Ministério da Educação e Cultura programou um encontro com as Universidades objetivando estabelecer normas que fixem os custos despendido por aluno que estuda na instituição. Informou que foram previstos no orçamento recursos oriundos de convênios com o Ministério da Educação e Cultura, destinado a instituições de ensino superior não federais; convênio com a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul; Secretaria de Turismo; Planejamento; Ministério da Saúde; Centro de Pesquisa e Orientação Industrial; Cidade Científica do Mar, através do projeto Atlântico. A proposta do orçamento foi aprovada.
b) Regimento Interno do Centro de Processamento. Após leitura, discussão e indicação de ajustes o mesmo foi aprovado.
c) Regimento Interno do Centro de Pesquisas e Orientação Industrial (CEPOI). Após leitura, discussão e indicação de ajustes o mesmo foi aprovado.
O Prof. João Marinônio Carneiro Lages propôs que fosse inserido em todos os regimentos um artigo indicando que “casos omissos no presente Regimento serão resolvidos pelo Vice-Reitor, ad referendum do Reitor”. Proposta aprovada.
d) Regimento Interno do Gabinete de Assessoria e Planejamento (GAPLAN). Depois de lido, foi aprovado.
e) Regimento Interno da Prefeitura do Campus. Após leitura e sugestão de ajustes o Regimento foi aprovado.
f) Regimento do Colégio Técnico Industrial. O Prof. Rafael Alves Caldela Filho, Sub-Reitor para Assuntos de Ensino e Pesquisa apresentou o anteprojeto do Regimento Interno do Colégio Técnico. O Prof. Lenio Jones Borsato propôs a criação de uma comissão para proceder a análise do anteprojeto para elaborar o Regimento do Colégio para que posteriormente ser avaliado pelo Conselho. A proposta do Prof. Lenio Jones Borsato foi aprovada. A Comissão foi constituída pelo professor Rafael Alves Caldela Filho; Earle Barros, Vera Bandeira Villamil e Maria Tereza Selistre.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Descrições relacionadas
Zona das notas
Nota
Nota
Nota
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
- Universidade Federal do Rio Grande (Produtor)
- Eurípedes Falção Vieira (Assunto)
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
<http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/isad_g_2001.pdf >. Acesso em: 08 de dez. 2015.
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Orientador: Prof. Dr. Daniel Flores