Arquivo Digital FURG

Arquivo Geral da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Item BR RSFURG CONSUN – AG 000 – OF 010 - CCGTJC 011 - 041 - Ata de Reunião – Nº 41

Zona de identificação

Código de referência

BR RSFURG CONSUN – AG 000 – OF 010 - CCGTJC 011 - 041

Título

Ata de Reunião – Nº 41

Data(s)

  • 24.05.1978 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

Gênero: textual. Suporte: papel. Formato: 03 Fls. Forma: original. Formato: 06 Fls. de anexo. Forma: original.

Zona do contexto

Nome do produtor

Universidade Federal do Rio Grande (1969)

História administrativa

Na segunda metade do século XX, a cidade do Rio Grande não tinha escolas de nível superior, o que levava os jovens a buscar outros lugares para se qualificar e não mais retornavam à cidade natal. Além disso, Rio Grande possuía um elevado número de profissionais na área de engenharia oriundos do parque industrial, liderado pela Refinaria de Petróleo Ipiranga. Diante desta realidade, em 8 de julho de 1953 foi instituída a Fundação Cidade do Rio Grande, visando dinamizar o projeto de criação da primeira instituição de ensino superior da cidade, a Escola de Engenharia Industrial do Rio Grande.
No início as atividades da Escola de Engenharia eram realizadas na Biblioteca Rio-Grandense e as aulas práticas eram feitas diretamente nas indústrias, servindo de laboratório para as atividades experimentais onde os professores, que ministravam as aulas gratuitamente, geralmente atuavam como profissionais dessas instituições. Até o ano de 1961, a Escola teve seu funcionamento autorizado, reconhecido e federalizado. A Fundação Cidade do Rio Grande adquiriu o terreno e realizou a construção do prédio próprio para esta escola, no local onde atualmente está instalado o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Câmpus Rio Grande.
A Escola de Engenharia foi à pioneira na cidade de Rio Grande, mas com as demandas cada vez mais emergentes e novas necessidades da cidade e região impulsionaram o surgimento de outras unidades de ensino superior, a exemplo da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, Faculdade de Direito Clóvis Bevilácqua, Faculdade Católica de Filosofia do Rio Grande e da Faculdade de Medicina (ALVES, 2004).
Em 1968, através da Lei n° 5.540, de 28 de novembro, que tratava da Reforma Universitária, fixava as normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, exigindo que os estabelecimentos isolados e menores de ensino superior deveriam incorporar-se a instituições maiores, as universidades, regidas por uma administração superior e com regimento unificado que lhes permita adotar critérios comuns de organização e funcionamento. Nesse contexto que a Fundação Universidade do Rio Grande – FURG foi criada pelo Decreto n° 774, de 20 de agosto de 1969, pelo então Presidente da República Arthur da Costa e Silva, entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, mantenedora da Universidade do Rio Grande – URG, era uma entidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Em 21 de outubro, de 1969 foi criado, através do Decreto nº 65.462, o Estatuto da Fundação Universidade do Rio Grande, como entidade mantenedora da FURG, sendo nomeado para Reitor o Prof. Adolpho Gundlach Pradel.
Na década de 1970 as oportunidades de formação foram ampliadas com a criação dos cursos de Oceanologia, Medicina e Engenharia Civil. Neste período, a estrutura organizacional da Universidade foi modificada, passando a existir cinco centros: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Centro de Letras e Artes, Centro de Ciências do Mar e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
Ao longo das décadas a FURG foi marcada por diversas mudanças estruturais com o objetivo de melhorar, continuamente, a sua gestão e seus resultados sob o ponto de vista do seu crescimento institucional e qualificação na formação dos seus acadêmicos. Em 2008 a Universidade passou por uma nova reestruturação, conforme, Portaria n° 1469 de 13 de agosto de 2008, sendo criadas 13 Unidades Acadêmicas, a saber: Escola de Química e Alimentos; Instituto de Letras e Artes; Instituto de Oceanografia; Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; Instituto de Educação; Instituto de Ciências Biológicas; Instituto de Ciências Humanas e da Informação; Instituto de Matemática, Estatística e Física; Escola de Engenharia; Faculdade de Medicina; Centro de Ciências Computacionais; Escola de Enfermagem; e a Faculdade de Direito. A organização da Reitoria também foi modificada a partir da promulgação da Resolução n° 35 do Conselho Universitário, e passou a ser constituída pelas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD); Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP); Extensão e Cultura (PROEXC); Assuntos Estudantis (PRAE); Infraestrutura (PROINFRA); Planejamento e Administração (PROPLAD); e, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGEP).

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Constituído por Ata de Reunião do Conselho Universitário – CONSUN
Reunião Ordinária

Reunião do Conselho Universitário

Local: Reitoria da Universidade do Rio Grande


  • Lida e aprovada a ata da sessão anterior.


  • Prof. Fernando Lopes Pedone informou os resultados obtidos nas viagens realizadas. Em Brasília, acompanhou os pedidos de reconhecimento dos cursos de História, Geografia, Educação Artística e Ciências Contábeis, os quais obtiveram parecer favorável do Conselho Federal da Educação. No Ministério da Educação, obteve uma suplementação de verba, no montante de Cr$ 9.000.000,00, destinada às obras da cidade universitária e uma suplementação de Cr$ 5.500.000,00 destinado a rubrica Outros Custeios. Contatou o Ministro da Educação, propondo uma solução para a entrega do navio oceanográfico Atlântico Sul. No Rio de Janeiro obteve a promessa da CAPRE, da compra de um novo computador para a Universidade e junto a FINEP, obteve a liberação de recursos para as obras da Base Oceanográfica Atlântica. Em visita as instalações do estaleiro CARBRASMAR, obteve a confirmação de que a lancha LARUS encontrava-se em fase final de construção. Obteve recursos destinados ao pagamento de gratificação aos professores que exercem cargos de chefia. Em Florianópolis, participou da reunião do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras.

Ordem do dia:


  • Prof. Fernando Lopes Pedone colocou para a avaliação o Ato Executivo nº 24/77, extinguindo os departamentos suplementares de Processamento de Dados, Pesquisa e Orientação Industrial e Biblioteconomia e Informática. Aprovado.


  • Alteração da data para a realização das eleições dos representantes do corpo discente junto aos órgãos colegiados. Aprovado.


  • Criação da Biblioteca Central da Universidade e o cargo de Supervisor da Biblioteca. Aprovado.

- Alteração das funções de Diretor do Museu Oceanográfico e de Diretor da Base Oceanográfica, para Supervisor. Aprovado.


  • Criação das funções gratificadas para Superintendente, Chefes de Departamentos, Coordenadores. Aprovado.


  • Criação do Conselho de Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa, junto a SUPPOG. Aprovado.


  • Alteração do calendário escolar, estabelecendo novas datas para as matrículas. Aprovado. (Em anexo).


  • Requerimento de alunas solicitando trancamento de matrícula fora do prazo. O Conselho autorizou o trancamento desde que observada a frequência e rendimento dos requerentes.


  • Prof. Henrique da Costa Bernardelli, referente aos artigos 59 e 69 do Estatuto da Universidade, defendeu a atual estrutura departamental com a fusão, dos departamentos Ciências do Comportamento agregado ao de Educação; História agregado ao de Biblioteconomia e Construção ao de Materiais. Proposta aprovada pelo Conselho.


  • Prof. Fernando Lopes Pedone informou que serão adquiridos livros de interesse dos cursos da Universidade e que será criada uma Comissão composta pelos chefes de departamento para escolha ou indicação dos livros.


  • Engenheiro Vidal Áureo Mendonça falou sobre os trabalhos da construção do complexo da cidade Universitária dos Carreiros.

Avaliação, selecção e eliminação

Guarda Permanente.

Ingressos adicionais

Sistema de organização

A documentação está organizada em ordem cronológica e numérica de acordo com o ano e número da Ata de Reunião.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

O acesso é livre e gratuito a todos os cidadãos sendo necessário a apresentação de documento de identificação, com foto quando da realização da pesquisa nas dependências do Arquivo Geral da FURG. A pesquisa pode também ser realizada via internet, através do site institucional pelo endereço http://www.conselho.furg.br/.

Condiçoes de reprodução

Reprodução eletrostática, fotográfica e digital. As reproduções também poderão ser feitas diretamente acessando o site através do endereço http://www.conselho.furg.br/. Para salvar a imagem em seu computador, clique com o botão direito do mouse sobre ela e depois em "Salvar imagem como"; *Ao salvar a imagem, você se compromete em não utilizá-la indevidamente e, onde for divulgá-la citar os créditos ao custodiador do acervo por meio da seguinte frase: "Acervo do Arquivo Geral da Universidade Federal do Rio Grande- FURG”.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Documento em suporte papel e datilografado. A ata é registrada em uma estrutura sequencial, de acordo com o número da reunião.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Coordenação do Arquivo Geral.

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Conservação:Documento em bom estado de conservação. Folha amarelada. Apresenta mancha de oxidação causado pelo uso de grampo.

Nota

Nota

Nota

Documento não contém assinaturas.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000. (Publicações técnicas, n. 49). Disponível em:
<http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/isad_g_2001.pdf >. Acesso em: 08 de dez. 2015.

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

12.01.2016 (Criação)

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Elisângela Gorete Fantinel – Definição do quadro de fundos e descrição - Arquivista ICHI
Orientador: Prof. Dr. Daniel Flores

Nota do arquivista

Metadados de objeto digital

Nome do ficheiro

ATA41_1978.pdf

Tipo de suporte

Texto

Mime-type

application/pdf

Tamanho do ficheiro

20 MiB

Transferido

23 de junho de 2016 17:11

Zona de direitos do objeto digital (Matriz)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Ícone)

Zona da incorporação