Arquivo Digital FURG

Arquivo Geral da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Item BR RSFURG CONSUN – AG 000 – OF 010 - CCGTJC 011 - 042 - Ata de Reunião – Nº 42

Zona de identificação

Código de referência

BR RSFURG CONSUN – AG 000 – OF 010 - CCGTJC 011 - 042

Título

Ata de Reunião – Nº 42

Data(s)

  • 16.10.1978 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

Gênero: textual. Suporte: papel. Formato: 13 Fls. Forma: original. Formato: 03 Fls. de anexo. Forma: original.

Zona do contexto

Nome do produtor

Universidade Federal do Rio Grande (1969)

História administrativa

Na segunda metade do século XX, a cidade do Rio Grande não tinha escolas de nível superior, o que levava os jovens a buscar outros lugares para se qualificar e não mais retornavam à cidade natal. Além disso, Rio Grande possuía um elevado número de profissionais na área de engenharia oriundos do parque industrial, liderado pela Refinaria de Petróleo Ipiranga. Diante desta realidade, em 8 de julho de 1953 foi instituída a Fundação Cidade do Rio Grande, visando dinamizar o projeto de criação da primeira instituição de ensino superior da cidade, a Escola de Engenharia Industrial do Rio Grande.
No início as atividades da Escola de Engenharia eram realizadas na Biblioteca Rio-Grandense e as aulas práticas eram feitas diretamente nas indústrias, servindo de laboratório para as atividades experimentais onde os professores, que ministravam as aulas gratuitamente, geralmente atuavam como profissionais dessas instituições. Até o ano de 1961, a Escola teve seu funcionamento autorizado, reconhecido e federalizado. A Fundação Cidade do Rio Grande adquiriu o terreno e realizou a construção do prédio próprio para esta escola, no local onde atualmente está instalado o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Câmpus Rio Grande.
A Escola de Engenharia foi à pioneira na cidade de Rio Grande, mas com as demandas cada vez mais emergentes e novas necessidades da cidade e região impulsionaram o surgimento de outras unidades de ensino superior, a exemplo da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, Faculdade de Direito Clóvis Bevilácqua, Faculdade Católica de Filosofia do Rio Grande e da Faculdade de Medicina (ALVES, 2004).
Em 1968, através da Lei n° 5.540, de 28 de novembro, que tratava da Reforma Universitária, fixava as normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, exigindo que os estabelecimentos isolados e menores de ensino superior deveriam incorporar-se a instituições maiores, as universidades, regidas por uma administração superior e com regimento unificado que lhes permita adotar critérios comuns de organização e funcionamento. Nesse contexto que a Fundação Universidade do Rio Grande – FURG foi criada pelo Decreto n° 774, de 20 de agosto de 1969, pelo então Presidente da República Arthur da Costa e Silva, entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, mantenedora da Universidade do Rio Grande – URG, era uma entidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Em 21 de outubro, de 1969 foi criado, através do Decreto nº 65.462, o Estatuto da Fundação Universidade do Rio Grande, como entidade mantenedora da FURG, sendo nomeado para Reitor o Prof. Adolpho Gundlach Pradel.
Na década de 1970 as oportunidades de formação foram ampliadas com a criação dos cursos de Oceanologia, Medicina e Engenharia Civil. Neste período, a estrutura organizacional da Universidade foi modificada, passando a existir cinco centros: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Centro de Letras e Artes, Centro de Ciências do Mar e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
Ao longo das décadas a FURG foi marcada por diversas mudanças estruturais com o objetivo de melhorar, continuamente, a sua gestão e seus resultados sob o ponto de vista do seu crescimento institucional e qualificação na formação dos seus acadêmicos. Em 2008 a Universidade passou por uma nova reestruturação, conforme, Portaria n° 1469 de 13 de agosto de 2008, sendo criadas 13 Unidades Acadêmicas, a saber: Escola de Química e Alimentos; Instituto de Letras e Artes; Instituto de Oceanografia; Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; Instituto de Educação; Instituto de Ciências Biológicas; Instituto de Ciências Humanas e da Informação; Instituto de Matemática, Estatística e Física; Escola de Engenharia; Faculdade de Medicina; Centro de Ciências Computacionais; Escola de Enfermagem; e a Faculdade de Direito. A organização da Reitoria também foi modificada a partir da promulgação da Resolução n° 35 do Conselho Universitário, e passou a ser constituída pelas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD); Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP); Extensão e Cultura (PROEXC); Assuntos Estudantis (PRAE); Infraestrutura (PROINFRA); Planejamento e Administração (PROPLAD); e, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGEP).

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Constituído por Ata de Reunião do Conselho Universitário – CONSUN
Reunião Ordinária

Reunião do Conselho Universitário

Local: Reitoria da Universidade do Rio Grande


  • Lida e aprovada a ata da sessão anterior, com retificação.


  • Prof. Fernando Lopes Pedone parabenizou os professores pela passagem do dia 15 de outubro.


  • Ordem do dia:
  • Reformulação do Calendário de 1978. O Prof. Henrique da Costa Bernardelli justificou a necessidade de troca das datas de Matrícula para que estavam fixadas para dezembro de 1978 passando para fevereiro de 1979. Proposta aprovada.


  • Prof. Fernando Lopes Pedone colocou em discussão o calendário de 1979. Proposta aprovada com alterações.


  • Prof. Hélio Mirapalheta Gomes explanou sobre os resultados do estudo da Comissão Permanente dos Regimes de Trabalho (COPERT) para regulamentar o item I, do artigo nº 140 do Regimento Geral da Universidade, relativo à experiência profissional dos docentes e o respectivo enquadramento. Foi feita a leitura da proposta e também dos decretos que regem a Fundação Cidade do Rio Grande (particular) e a Universidade do Rio Grande (instituída e mantida pelo poder público), bem como a realidade quanto a formação dos professores auxiliares, assistentes e titulares e a carência de cursos de qualificação em nível de mestrado e doutorado no país. Após ampla discussão, ponderações e divergências a proposta de regulamentação foi aprovada. O Prof. Hélio Mirapalheta Gomes, diz que o Conselho Federal de Educação já se havia manifestado, aprovando o Regimento Geral da Universidade e delegando ao Conselho Universitário a regulamentação do item I, do artigo nº 140, acreditando assim, que cabe apenas cumpri-lo. O Sr. Reitor colocou em votação a proposição de ser consultado o Ministério da Educação e Cultura. A proposição foi derrotada.


  • Prof. Fernando Lopes Pedone encerrou a reunião sendo essa retomada às 14 horas.


  • O Prof. Hélio Mirapalheta Gomes como presidente da Comissão Permanente dos Regimes de Trabalho (COPERT), fez a explanação das proposições de Regulamentação do Item I, do artigo 140 do Regimento Geral da Universidade, que após debate foram aprovados, ficando com a seguinte redação: a) Atividade de ensino e/ ou pesquisa efetivamente exercida em instituição de nível superior. - Atividade técnico-profissional especificamente relacionada com a titulação apresentada. b) Somente se reconhecerá como experiência profissional atividade exercida durante 3 (três) anos completos no mínimo. c) Os afastamentos ocorridos no período acima mencionado para comprovada realização de cursos afins as atividades poderão ser computadas como efetivo desempenho profissional. d) A experiência deverá ser comprovada, entre outros meios por declarações que contenham informes sobre as funções época e duração do exercício da atividade. e) A experiência apresentada será aceita ou não pelos colegiados dos Departamentos, cabendo ao Conselho Universitário opinar a respeito do porte e idoneidade das entidades onde se realizou a atividade. f) Em caso de igualdade, a experiência no âmbito da Universidade do Rio Grande, prevalecerá sobre as demais. O prof. Hélio Mirapalheta Gomes expôs as demais sugestões da Comissão Permanente dos Regimes de Trabalho (COPERT) inferindo que estas não invalidam a realização de Concursos Públicos. O Prof. Fernando Lopes Pedone sugeriu que os departamentos, após dimensionado a sua necessidade, solicitassem a aprovação aos órgãos competentes a realização de concurso. O Prof. Alfredo Braga Weber propôs a criação de uma comissão para definir normas gerais para a realização de concurso para professores titulares, adjuntos e assistente e fixar critérios de dimensionamento de vagas para o quadro de docentes, ficando instituída a data de 30 de março de 1979 para a abertura de edital de concurso e os membros da Comissão. Após foi discutido as condições para o enquadramento de Auxiliares de Ensino à classe do Professores Assistentes a) estes deverão ter no mínimo três anos completos de contrato como Auxiliares de Ensino na Fundação Universidade do Rio Grande, até a data de abertura de concurso púb1ico para professor assistente, sendo enquadrados, após satisfeitos os critérios estipulados, no mês seguinte ao que completou três anos. b) que consigam na contagem global dos pontos, um mínimo de sessenta, sendo que, a parcela referente a Experiência em Atividade de Ensino e/ ou Pesquisa não deve ser inferior a vinte. Ficou também aprovado que o Reitor deverá baixar ato homologando a data do primeiro enquadramento, não havendo efeito retroativo para quaisquer fins, a data de aprovação de enquadramento pelo Conselho Universitário.


  • Prof. Luiz Gonzaga Cardoso Dora, propôs a constituição de um órgão dentro da estrutura da Universidade, que fizesse os exames psicológicos e clínicos aos candidatos a alunos da FURG, afim de serem determinados os casos necessários de tratamento. Informou que encaminhou sugestão a SREP. O Reitor deu o devido apoio comprometendo a encontrar uma solução com a colaboração dos Departamentos ligados área da saúde.


  • O Prof. Hélio Mirapalheta Gomes propôs a criação de uma comissão única para o julgamento dos currículos apresentados pelos candidatos ao enquadramento, sendo definido e aprovado os membros. Na sequência apresentou a sugestão da contagem de pontos sugerida pela Comissão Permanente dos Regimes de Trabalho (COPERT), sendo estas aprovadas pelos conselheiros, conforme documento em anexo (I, II e III).


  • Após leitura e complementação a Ata foi aprovada.

Avaliação, selecção e eliminação

Guarda Permanente.

Ingressos adicionais

Sistema de organização

A documentação está organizada em ordem cronológica e numérica de acordo com o ano e número da Ata de Reunião.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

O acesso é livre e gratuito a todos os cidadãos sendo necessário a apresentação de documento de identificação, com foto quando da realização da pesquisa nas dependências do Arquivo Geral da FURG. A pesquisa pode também ser realizada via internet, através do site institucional pelo endereço http://www.conselho.furg.br/.

Condiçoes de reprodução

Reprodução eletrostática, fotográfica e digital. As reproduções também poderão ser feitas diretamente acessando o site através do endereço http://www.conselho.furg.br/. Para salvar a imagem em seu computador, clique com o botão direito do mouse sobre ela e depois em "Salvar imagem como"; *Ao salvar a imagem, você se compromete em não utilizá-la indevidamente e, onde for divulgá-la citar os créditos ao custodiador do acervo por meio da seguinte frase: "Acervo do Arquivo Geral da Universidade Federal do Rio Grande- FURG”.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Documento em suporte papel e datilografado. A ata é registrada em uma estrutura sequencial, de acordo com o número da reunião.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Coordenação do Arquivo Geral.

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Conservação: Documento em bom estado de conservação. Folha amarelada. Apresenta mancha de oxidação causado pelo uso de grampo.

Nota

Nota

Nota

Documento não contém assinaturas.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000. (Publicações técnicas, n. 49). Disponível em:
<http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/isad_g_2001.pdf >. Acesso em: 08 de dez. 2015.

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

12.01.2016 (Criação)

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Elisângela Gorete Fantinel – Definição do quadro de fundos e descrição - Arquivista ICHI
Orientador: Prof. Dr. Daniel Flores

Nota do arquivista

Metadados de objeto digital

Nome do ficheiro

ATA42_1978.pdf

Tipo de suporte

Texto

Mime-type

application/pdf

Tamanho do ficheiro

41 MiB

Transferido

23 de junho de 2016 17:18

Zona de direitos do objeto digital (Matriz)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Ícone)

Zona da incorporação