Área de identificação
Código de referência
BR RSFURG CONSUN – AG 000 – OF 010 - CCGTJC 011 - 058
Título
Ata Reunião CONSUN Nº 58
Data(s)
- 14.11.1980 (Produção)
Nível de descrição
Item
Extensão e mída
Gênero: textual. Suporte: papel. Formato: folha avulsa. Tamanho: ofício. Dimensão: 07 folhas.
Área de contextualização
Nome do produtor
Universidade Federal do Rio Grande
(1969)
História administrativa
Na segunda metade do século XX, a cidade do Rio Grande não tinha escolas de nível superior, o que levava os jovens a buscar outros lugares para se qualificar e não mais retornavam à cidade natal. Além disso, Rio Grande possuía um elevado número de profissionais na área de engenharia oriundos do parque industrial, liderado pela Refinaria de Petróleo Ipiranga. Diante desta realidade, em 8 de julho de 1953 foi instituída a Fundação Cidade do Rio Grande, visando dinamizar o projeto de criação da primeira instituição de ensino superior da cidade, a Escola de Engenharia Industrial do Rio Grande.
No início as atividades da Escola de Engenharia eram realizadas na Biblioteca Rio-Grandense e as aulas práticas eram feitas diretamente nas indústrias, servindo de laboratório para as atividades experimentais onde os professores, que ministravam as aulas gratuitamente, geralmente atuavam como profissionais dessas instituições. Até o ano de 1961, a Escola teve seu funcionamento autorizado, reconhecido e federalizado. A Fundação Cidade do Rio Grande adquiriu o terreno e realizou a construção do prédio próprio para esta escola, no local onde atualmente está instalado o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Câmpus Rio Grande.
A Escola de Engenharia foi à pioneira na cidade de Rio Grande, mas com as demandas cada vez mais emergentes e novas necessidades da cidade e região impulsionaram o surgimento de outras unidades de ensino superior, a exemplo da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, Faculdade de Direito Clóvis Bevilácqua, Faculdade Católica de Filosofia do Rio Grande e da Faculdade de Medicina (ALVES, 2004).
Em 1968, através da Lei n° 5.540, de 28 de novembro, que tratava da Reforma Universitária, fixava as normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, exigindo que os estabelecimentos isolados e menores de ensino superior deveriam incorporar-se a instituições maiores, as universidades, regidas por uma administração superior e com regimento unificado que lhes permita adotar critérios comuns de organização e funcionamento. Nesse contexto que a Fundação Universidade do Rio Grande – FURG foi criada pelo Decreto n° 774, de 20 de agosto de 1969, pelo então Presidente da República Arthur da Costa e Silva, entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, mantenedora da Universidade do Rio Grande – URG, era uma entidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Em 21 de outubro, de 1969 foi criado, através do Decreto nº 65.462, o Estatuto da Fundação Universidade do Rio Grande, como entidade mantenedora da FURG, sendo nomeado para Reitor o Prof. Adolpho Gundlach Pradel.
Na década de 1970 as oportunidades de formação foram ampliadas com a criação dos cursos de Oceanologia, Medicina e Engenharia Civil. Neste período, a estrutura organizacional da Universidade foi modificada, passando a existir cinco centros: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Centro de Letras e Artes, Centro de Ciências do Mar e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
Ao longo das décadas a FURG foi marcada por diversas mudanças estruturais com o objetivo de melhorar, continuamente, a sua gestão e seus resultados sob o ponto de vista do seu crescimento institucional e qualificação na formação dos seus acadêmicos. Em 2008 a Universidade passou por uma nova reestruturação, conforme, Portaria n° 1469 de 13 de agosto de 2008, sendo criadas 13 Unidades Acadêmicas, a saber: Escola de Química e Alimentos; Instituto de Letras e Artes; Instituto de Oceanografia; Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; Instituto de Educação; Instituto de Ciências Biológicas; Instituto de Ciências Humanas e da Informação; Instituto de Matemática, Estatística e Física; Escola de Engenharia; Faculdade de Medicina; Centro de Ciências Computacionais; Escola de Enfermagem; e a Faculdade de Direito. A organização da Reitoria também foi modificada a partir da promulgação da Resolução n° 35 do Conselho Universitário, e passou a ser constituída pelas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD); Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP); Extensão e Cultura (PROEXC); Assuntos Estudantis (PRAE); Infraestrutura (PROINFRA); Planejamento e Administração (PROPLAD); e, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGEP).
No início as atividades da Escola de Engenharia eram realizadas na Biblioteca Rio-Grandense e as aulas práticas eram feitas diretamente nas indústrias, servindo de laboratório para as atividades experimentais onde os professores, que ministravam as aulas gratuitamente, geralmente atuavam como profissionais dessas instituições. Até o ano de 1961, a Escola teve seu funcionamento autorizado, reconhecido e federalizado. A Fundação Cidade do Rio Grande adquiriu o terreno e realizou a construção do prédio próprio para esta escola, no local onde atualmente está instalado o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Câmpus Rio Grande.
A Escola de Engenharia foi à pioneira na cidade de Rio Grande, mas com as demandas cada vez mais emergentes e novas necessidades da cidade e região impulsionaram o surgimento de outras unidades de ensino superior, a exemplo da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, Faculdade de Direito Clóvis Bevilácqua, Faculdade Católica de Filosofia do Rio Grande e da Faculdade de Medicina (ALVES, 2004).
Em 1968, através da Lei n° 5.540, de 28 de novembro, que tratava da Reforma Universitária, fixava as normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, exigindo que os estabelecimentos isolados e menores de ensino superior deveriam incorporar-se a instituições maiores, as universidades, regidas por uma administração superior e com regimento unificado que lhes permita adotar critérios comuns de organização e funcionamento. Nesse contexto que a Fundação Universidade do Rio Grande – FURG foi criada pelo Decreto n° 774, de 20 de agosto de 1969, pelo então Presidente da República Arthur da Costa e Silva, entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, mantenedora da Universidade do Rio Grande – URG, era uma entidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Em 21 de outubro, de 1969 foi criado, através do Decreto nº 65.462, o Estatuto da Fundação Universidade do Rio Grande, como entidade mantenedora da FURG, sendo nomeado para Reitor o Prof. Adolpho Gundlach Pradel.
Na década de 1970 as oportunidades de formação foram ampliadas com a criação dos cursos de Oceanologia, Medicina e Engenharia Civil. Neste período, a estrutura organizacional da Universidade foi modificada, passando a existir cinco centros: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Centro de Letras e Artes, Centro de Ciências do Mar e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
Ao longo das décadas a FURG foi marcada por diversas mudanças estruturais com o objetivo de melhorar, continuamente, a sua gestão e seus resultados sob o ponto de vista do seu crescimento institucional e qualificação na formação dos seus acadêmicos. Em 2008 a Universidade passou por uma nova reestruturação, conforme, Portaria n° 1469 de 13 de agosto de 2008, sendo criadas 13 Unidades Acadêmicas, a saber: Escola de Química e Alimentos; Instituto de Letras e Artes; Instituto de Oceanografia; Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; Instituto de Educação; Instituto de Ciências Biológicas; Instituto de Ciências Humanas e da Informação; Instituto de Matemática, Estatística e Física; Escola de Engenharia; Faculdade de Medicina; Centro de Ciências Computacionais; Escola de Enfermagem; e a Faculdade de Direito. A organização da Reitoria também foi modificada a partir da promulgação da Resolução n° 35 do Conselho Universitário, e passou a ser constituída pelas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD); Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP); Extensão e Cultura (PROEXC); Assuntos Estudantis (PRAE); Infraestrutura (PROINFRA); Planejamento e Administração (PROPLAD); e, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGEP).
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Constituído por Ata de Reunião do Conselho Universitário – CONSUN
Reunião Ordinária
Reunião do Conselho Universitário
Local: Reitoria da Universidade do Rio Grande
- Ordem do dia:
- Prof. Fernando Lopes Padone apresentou o anteprojeto do Calendário Escolar para o ano de 1981. O Prof. Odilon Gomes propôs a criação de uma comissão para estudar o Calendário. O Prof. Henrique da Costa Bernardelli propôs que fosse aprovado parcialmente e em fevereiro fosse aprovado o restante do calendário. O Prof. Flávio Ennes Cardone propôs que o calendário fosse votado na presente reunião. O acadêmico Antônio Carlos Sparvoli falou sobre o problema dos alunos formandos de Medicina, para o ano de 1981, pois o período de formatura os impede de fazer a inscrição no CRM (Conselho Regional de Medicina), sem a qual os mesmos não podem exercer a profissão e também não podem se inscrever para a residência médica. Após discussão o Conselho definiu por realizar a avaliação e a aprovação do calendário. Após discussão, o Calendário Escolar foi aprovado com alterações.
A reunião foi suspensa e retomada às 14h e 25 min.
- Ordem do dia:
- Regimento da Residência Médica. O Prof. Felício Leite posicionou-se contrário a discussão do referido Regimento, pois o mesmo não tinha o parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE). Os conselheiros aprovaram a indicação do Prof. Felício Leite e encaminharam o expediente à Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação do COEPE.
- Regimento dos Diretórios Acadêmicos. O Prof. Henrique da Costa Bernardelli contextualizou quanto o prazo para que os Diretórios Acadêmicos e o Diretório Central dos Estudantes apresentassem as propostas dos seus Regimentos. De acordo com o Prof. Flávio de Figueiredo, o posicionamento da atual diretoria é favorável à realização de eleições. O Prof. Luiz Francisco Spotorno trouxe o posicionamento de comunidade estudantil que deseja uma eleição imediata. O Prof. Henrique da Costa Bernardelli propôs estabelecer novo prazo para apresentação dos Regimentos dos Diretórios e data para a eleição da nova diretoria do DCE. Cargos eletivos Presidente, Vice-Presidente, Secretário Geral e Tesoureiro; proceder a eleição da mesma forma das eleições realizadas para as atuais diretorias dos Diretórios Acadêmicos; manter o mandato do atual Conselho de representantes do DCE; atribuir atual Conselho e Diretoria a ser eleita, o trabalho de organizar junto aos DAs os regimentos de todos os Diretórios Acadêmicos e Diretório Central de Estudantes. Colocada em votação foi aprovada a proposição, por unanimidade.
- Eleição membros da Comissão Permanente dos Regimes de Trabalho (COPERT), em substituição aos professores Hélio Mirapalheta Gomes e Carlos Rodolfo Hartmann. Foi proposto pelo Prof. Jorge da Cunha Amaral, os nomes dos Professores Hugo Dantas da Silveira e Alfredo Braga Weber, que colocados em votação foram aprovados.
- Regimento do Centro de Tecnologia da Informação (CTI). Após esclarecimento o Regimento foi aprovado.
- Regimento Interno do COEPE. Foram feitas as explicações sobre alguns artigos do regimento. Participaram dos debates os Conselheiros Joaber Pereira Júnior, Odilon Gomes, Carmen Helena Braz e Felício Leite. Após apresentação e a realização de modificações dos artigos, o Regimento o Interno foi aprovado pelo Conselho.
- Assuntos Gerais:
- Fernando Lopes Padone apresentou o recurso da Associação de Turma da Medicina, solicitando antecipação da data de formatura, estipulada pelo Calendário Escolar. Recurso aprovado.
- Fernando Lopes Padone apresentou o expediente do Departamento solicitando a promoção de docentes na URG. O Conselho Universitário discutiu o assunto e posicionou-se favorável a solicitação. O Prof. Alfredo Braga Weber propôs criar uma comissão para normatizar promoção de docentes. Colocada em votação a foi aprovada e os nomes indicados para compor a Comissão ficou constituída de todos os professores titulares pertencentes ao Conselho Universitário. Foi decidido que a comissão será constituída de cinco membros docente e um membro discente. Foram propostas cinco chapas, sendo eleitos os candidatos Alfredo Braga Weber, Antônio Renato Vidal Ladeira, Jorge Cunha de Amaral, Leon Coutelle Filho, Júlio Carlos Reguly e Luís Filipe Lopes Silveira. Ficou aprovada pelo Conselho a data de 31 de março para a Comissão entregar o relatório.
- Fernando Lopes Padone entregou o anteprojeto do novo Estatuto da FURG para ser analisado pelos conselheiros pois o tema será tratado em uma reunião específica, até dia 30 de novembro de 1980.
- Fernando Lopes Padone comunicou os esforços para o pagamento do 13º salário.
- Após a leitura da presente ata a mesma foi aprovada.
Avaliação, selecção e eliminação
Guarda Permanente.
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
A documentação está organizada em ordem cronológica e numérica de acordo com o ano e número da Ata de Reunião.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Nenhum
Condiçoes de reprodução
Reprodução eletrostática, fotográfica e digital. As reproduções também poderão ser feitas diretamente acessando o site através do endereço http://www.conselho.furg.br/. Para salvar a imagem em seu computador, clique com o botão direito do mouse sobre ela e depois em "Salvar imagem como"; *Ao salvar a imagem, você se compromete em não utilizá-la indevidamente e, onde for divulgá-la citar os créditos ao custodiador do acervo por meio da seguinte frase: "Acervo do Arquivo Geral da Universidade Federal do Rio Grande- FURG”.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Documento em suporte papel e datilografado. A ata é registrada em uma estrutura sequencial, de acordo com o número da reunião.
Instrumentos de descrição
Área de documentação associada
Existência e localização de originais
Coordenação do Arquivo Geral.
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Descrições relacionadas
Área de notas
Nota
Conservação: Documento em bom estado de conservação. Pequenas marcas de oxidação, pelo uso de grampo.
Nota
Nota
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso de locais
Ponto de acesso nome
- Universidade Federal do Rio Grande (Produtor)
- Fernando Lopes Padone (Assunto)
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000. (Publicações técnicas, n. 49). Disponível em:
<http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/isad_g_2001.pdf >. Acesso em: 08 de dez. 2015.
<http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/isad_g_2001.pdf >. Acesso em: 08 de dez. 2015.
Estado
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
13.01.2016 (Criação)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Elisângela Gorete Fantinel – Definição do quadro de fundos e descrição - Arquivista ICHI
Orientador: Prof. Dr. Daniel Flores
Orientador: Prof. Dr. Daniel Flores
Nota do arquivista
Metadados de objeto digital
Nome do arquivo
Ata58_1980.pdf
Tipo de mídia
Texto
Mime-type
application/pdf
Tamanho do arquivo
18.1 MiB
Uploaded
23 de junho de 2016 18:42