Arquivo digital - FURG

Arquivo digital da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Coordenação de Arquivo Geral da Universidade Federal do Rio Grande.

Área de identificação

Identificador

BR RSFURG

Forma autorizada do nome

Coordenação de Arquivo Geral da Universidade Federal do Rio Grande.

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) do nome

  • Coordenação do Arquivo Geral
  • Arquivo Geral

Tipo

  • Nacional
  • Universidade

Área de contato

 

Andrea Gonçalves dos Santos Contato principal

Tipo

Coordenadora do Arquivo Geral

Endereço

Endereço (rua)

Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Campus Carreiros: Av. Itália km 8 Bairro Carreiros

Localidade

Rio Grande

Região

Rio Grande do Sul

Nome do país

Brasil

CEP

96.201-900

Telefone

Tel: (53) 3293.5327 Tel: (53) 3293.5443

Fax

Nota

área de descrição

história

Na segunda metade do século XX, a cidade do Rio Grande não tinha escolas de nível superior, o que levava os jovens a buscar outros lugares para se qualificar e não mais retornavam à cidade natal. Além disso, Rio Grande possuía um elevado número de profissionais na área de engenharia oriundos do parque industrial, liderado pela Refinaria de Petróleo Ipiranga. Diante desta realidade, em 8 de julho de 1953 foi instituída a Fundação Cidade do Rio Grande, visando dinamizar o projeto de criação da primeira instituição de ensino superior da cidade, a Escola de Engenharia Industrial do Rio Grande.
No início as atividades da Escola de Engenharia eram realizadas na Biblioteca Rio-Grandense e as aulas práticas eram feitas diretamente nas indústrias, servindo de laboratório para as atividades experimentais onde os professores, que ministravam as aulas gratuitamente, geralmente atuavam como profissionais dessas instituições. Até o ano de 1961, a Escola teve seu funcionamento autorizado, reconhecido e federalizado. A Fundação Cidade do Rio Grande adquiriu o terreno e realizou a construção do prédio próprio para esta escola, no local onde atualmente está instalado o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Câmpus Rio Grande, na rua Alfredo Huck, 475 - centro.
A Escola de Engenharia foi à pioneira na cidade de Rio Grande, mas com as demandas cada vez mais emergentes e novas necessidades da cidade e região impulsionaram o surgimento de outras unidades de ensino superior, a exemplo da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, Faculdade de Direito Clóvis Bevilácqua, Faculdade Católica de Filosofia do Rio Grande e da Faculdade de Medicina (ALVES, 2004).
Em 1968, através da Lei nº 5.540, de 28 de novembro, que tratava da Reforma Universitária, fixava as normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, exigindo que os estabelecimentos isolados e menores de ensino superior deveriam incorporar-se a instituições maiores, as universidades, regidas por uma administração superior e com regimento unificado que lhes permita adotar critérios comuns de organização e funcionamento. Nesse contexto que a Fundação Universidade do Rio Grande – FURG foi criada pelo Decreto nº 774, de 20 de agosto de 1969, pelo então Presidente da República Arthur da Costa e Silva, entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, mantenedora da Universidade do Rio Grande – URG, era uma entidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Em 21 de outubro, de 1969 foi criado, através do Decreto nº 65.462, o Estatuto da Fundação Universidade do Rio Grande, como entidade mantenedora da FURG, sendo nomeado para Reitor o Prof. Adolpho Gundlach Pradel.
Desde a criação da Universidade do Rio Grande, em 21 de outubro de 1969, até fins de 1972, a instituição esteve estruturada no modelo tradicional, constituída pelas Faculdades que lhe deram origem.
No ano de 1973, em conformidade com a Lei nº 5.540 da Reforma Universitária, de 28 de novembro de 1968, foi homologado Parecer nº 135/72 do Conselho Federal de Educação, onde promoveu alterações na estrutura das instituições de ensino superior. Neste período, a estrutura organizacional da Universidade foi modificada, passando a existir cinco centros: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Centro de Letras e Artes, Centro de Ciências do Mar e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, onde os respectivos cursos de graduação ficavam distribuídos.
No ano de 1978, de acordo com a Portaria nº 325/MEC, de 24 de abril, é aprovado o Estatuto da URG, onde os Centros são suprimidos, dando lugar aos Departamentos e as Comissões de Curso (ComCur), ligados diretamente à Sub-Reitoria de Ensino e Pesquisa (SREP), Administrativa (SRA) e de Planejamento e Desenvolvimento (SURPLADE), permanecendo esta estrutura até 1997.
Ainda no ano de 1987, a instituição passa à condição de Fundação Pública, com seu funcionamento custeado por recursos da União Federal.
Em 1997, através da Resolução nº 016/97 do CONSUN, é reestruturada a administração superior, com a criação de cinco Pró-Reitorias: de Graduação (PROGRAD), Assuntos Comunitários e Estudantis (PROACE), Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), de Administração (PROAD) e de Planejamento e Desenvolvimento De Graduação (PROGRAD), Assuntos Comunitários e Estudantis (PROACE), Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), de Administração (PROAD) e de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN).
Em 1999, através da Portaria nº 783/MEC é aprovado o novo Estatuto da FURG, e passa a denominar-se Fundação Universidade Federal do Rio Grande.
Ao longo das décadas a FURG foi marcada por diversas mudanças estruturais com o objetivo de melhorar, continuamente, a sua gestão e seus resultados sob o ponto de vista do seu crescimento institucional e qualificação na formação dos seus acadêmicos.
Em 2008, a partir do novo estatuto da Universidade foi aprovado pelo MEC, através da Portaria nº 301, de 16 abril, a troca no nome de Fundação Universidade do Rio Grande para Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Ainda no ano de 2008 a Universidade passou por uma nova reestruturação, conforme Portaria nº 1469 de 13 de agosto de 2008, sendo criadas 13 Unidades Acadêmicas, a saber: Escola de Química e Alimentos; Instituto de Letras e Artes; Instituto de Oceanografia; Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; Instituto de Educação; Instituto de Ciências Biológicas; Instituto de Ciências Humanas e da Informação; Instituto de Matemática, Estatística e Física; Escola de Engenharia; Faculdade de Medicina; Centro de Ciências Computacionais; Escola de Enfermagem; e a Faculdade de Direito. A organização da Reitoria também foi modificada a partir da promulgação da Resolução nº 35 do Conselho Universitário, e passou a ser constituída pelas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD); Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP); Extensão e Cultura (PROEXC); Assuntos Estudantis (PRAE); Infraestrutura (PROINFRA); Planejamento e Administração (PROPLAD); e, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGEP).
No ano de 2016 a FURG conta com quatro campi, sendo um na cidade do Rio Grande, e os demais em Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul. A Instituição possui sessenta cursos de graduação, onze programas de Residência Médica, dois de Residência Multiprofissional, vinte e quatro cursos de Especialização, vinte e nove cursos de Mestrado e doze cursos de Doutorado. O ensino de graduação e pós-graduação a distância é desenvolvido em vinte polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

contexto cultural e geográfico

A Coordenação do Arquivo Geral está localizado na cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul, RS, Brasil.
A estruturação da Coordenação do Arquivo Geral foi fortalecida pela crescente expansão da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, impulsionado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) que culminou na contratação de arquivistas para compor o quadro de servidores da instituição. Tal iniciativa constitui-se, em incentivo para o desenvolvimento de políticas com o propósito de estruturar e implantar um sistema de arquivos e gestão documental alinhado as políticas nacional de arquivos, alicerçado nas teorias, princípios e métodos arquivísticos e em conformidade com a Resolução nº 30/1983 do CODEP – que dispõem sobre as normas de arquivamento de documentos da FURG. Servindo de referência e apoio à administração, à pesquisa científica, histórica, na defesa dos interesses da universidade e dos direitos do cidadão.

Mandatos/Fontes de autoridade

O Arquivo Geral da FURG, tem sua base legal, enquanto órgão da Universidade, no Art. 74 do Regimento Interno da Reitoria. A mesma norma em seu Art. 80, prevê que o ”Arquivo Geral da Universidade terá suas atividades e dinâmica de funcionamento regulamentadas pelo COEPEA". Com a publicação da Portaria nº 2.109/2010 do Gabinete do Reitor, publicada em 04 de novembro de 2010, o Arquivo Geral passa a integrar a estrutura da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração – ProPlad.

estrutura administrativa

Na Coordenação do Arquivo Geral atuam cinco arquivistas, com formação de Bacharel em Arquivologia, e uma técnica em restauro, com formação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, além de estagiários, acadêmicos do curso de Arquivologia da FURG. Compõem a equipe: Andrea Gonçalves dos Santos (Coordenadora - Arquivista); Ângela Marina Macalossi (Técnica em Restauro); Greta Dotto Simões (Arquivista); Karin Christine Schwarzbold (Arquivista); Luciana Oliveira Penna dos Santos (Arquivista); Tatiane Vedoin Viero (Arquivista).

Políticas de gestão e entrada de documentos

Todo e qualquer documento que integrará o acervo da Coordenação do Arquivo Geral é submetido a um processo de avaliação e tratamento arquivístico.

Prédios

A Coordenação do Arquivo Geral conta com uma área total de 1.219m², distribuído em dois andares. A Coordenação de Arquivo Geral possui duas salas de acervos de mais de 310 m², junto com uma sala de consulta e pesquisa, onde o usuário poderá usufruir do acervo em mesas individuais ou coletivas com mobiliário e equipamentos adequados.

Acervo

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Guia de fundos em elaboração.

área de acesso

horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30, exceto feriados nacionais, estaduais ou municipais.

Condição de acesso e uso

O acesso é livre e gratuito a todos os cidadãos sendo necessário a apresentação de documento de identificação, com foto quando da realização da pesquisa nas dependências do Arquivo Geral da FURG e o preenchimento de uma ficha de cadastro. A pesquisa pode também ser realizada via internet, através do site institucional pelo endereço http://www.conselho.furg.br/. O acesso a documentos sigilosos, reservados e confidenciais só serão liberados para consulta após prescrito os prazos definidos na legislação em vigor, com a autorização da Coordenação.

Acessibilidade

Ônibus urbano com linhas Cassino, Parque São Pedro, Humaitá, Vila Maria, Jardim do Sol. A Universidade Federal do Rio Grande possui ônibus de circulação interna com tarifa gratuita que auxilia no deslocamento até o Arquivo Geral (o horário do transporte interno pode ser consultado pelo site www.furg.br). As instalações do Arquivo Geral, como salas dos acervos, rampas de acesso, sala de pesquisa, local para estacionamento e banheiros, são apropriadas para atender pessoas com necessidades especiais.

área de serviços

serviços de pesquisa

Sala de consulta, com computadores para acesso às bases locais, internet grátis e tomadas elétricas para uso de computadores portáteis, sala para pesquisa em grupo e serviço de consulta presencial e à distância, por e-mail. A equipe do Arquivo oferece orientação quanto aos acervos disponíveis e auxilia na pesquisa quanto a requisição de solicitação de documentos. A equipe também é responsável por providenciar cópias solicitadas. O pesquisador também poderá realizar pesquisa através de correio eletrônico, pelo endereço arquivo.geral@furg.br.

serviços de reprodução

Reprodução eletrostática, fotográfica e digital.

Áreas públicas

Há salas para a realização de atividades de capacitação e de oficinas. Podem ser agendadas visitas guiadas para conhecimento das instalações e do acervo.

Área de controle

Identificador da descrição

BR RSFURG CAG

Identificador da instituição

RSFURG Coordenação do Arquivo Geral

Regras ou convenções utilizadas

INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES. ISDIAH: International Standard for Describing Institutions with Archival Holdings. ISDIAH: Norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico/Conselho Internacional de Arquivos; tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009.

Estado

Versão preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

25.12.2015 (Criação)

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

ALVES, F. das N. (Org.). Fundação Universidade Federal do Rio Grande: 35 anos a serviço da comunidade. 7ª. Rio Grande: Furg, 2004.
SCHWARZBOLD, K. C.; VIERO, T. V. Medidas de conservação preventiva no acervo documental da FURG como forma de preservação da memória institucional. In: Anais do XI Encontro Estadual de História, 23 a 27 jul. 2012, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Disponível em: <http://www.eeh2012.anpuh-rs.org.br/resources/anais/18/1344899033_ARQUIVO_TatianeViero_ANPUH_2012.pdf>. Acesso em 15 de out. 2015.
SANTOS, A. G. dos. Descrevendo o Patrimônio Documental da FURG: Faculdade de Direito Clóvis Beviláqua (1959 – 1972). Dissertação [Mestrado em Patrimônio] – Universidade Federal de Santa Maria, 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG. Catálogo Geral 2013.
Disponível em: <http://www4.furg.br/paginaFURG/arquivos/menu/000000362.pdf>. Acesso em: 05 set. 2015.
VIEIRO, T. V.; SCHWARZBOLD, K. C.; SANTOS, A. G. Patrimônio documental da FURG: consolidação da memória institucional. Rev. Ciênc. Ext. v.10, n.1, p. 83-97, 2014.

Notas de manutenção

Elisângela Gorete Fantinel – Definição do quadro de fundos e descrição - Arquivista ICHI
Andrea Gonçalves dos Santos – Coordenadora do Arquivo Geral – Arquivista
Orientador: Prof. Dr. Daniel Flores

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Educação (Thematic area)

Contato principal

Universidade Federal do Rio Grande - FURG Campus Carreiros: Av. Itália km 8 Bairro Carreiros
Rio Grande, Rio Grande do Sul
BR 96.201-900